Pacific News #245: O Apotecário
Assunto do momento: Farmácias Pague Menos sofrem ciberataque
O que aconteceu? Na noite de quinta-feira (22), consumidores relataram preços irreais no site da Pague Menos, produtos praticamente gratuitos e, mais grave, pagamentos via Pix direcionados a contas que não pertenciam à empresa.
Por que isso importa? O caso ganhou repercussão em plataformas como o Reclame Aqui. Clientes afirmam ter feito pagamentos via Pix sem confirmação da compra, o que levanta suspeitas de comprometimento do site oficial, com possíveis prejuízos financeiros e exposição de dados pessoais.
A problemática: Por ser um meio de pagamento instantâneo e de difícil reversão, o Pix exige atenção redobrada. Preços muito abaixo do mercado e inconsistências nos dados de pagamento são sinais claros de risco para consumidores e empresas.
Em nota: A Pague Menos informou que identificou uma instabilidade pontual em seu ambiente digital, já corrigida. Segundo a empresa, o problema reativou itens descontinuados e gerou falhas na configuração dos pagamentos via Pix.
Não é repetido: Nova falha de segurança no WhatsApp.
Dessa vez, a falha está nos grupos. A vulnerabilidade permite que arquivos maliciosos sejam enviados em um grupo recém criado, baixado automaticamente e usado como um vetor de ataque.
Por que isso importa? O bug afeta a versão de Android do WhatsApp e não necessita que a vítima sequer clique em nada. Se você foi adicionado a um grupo estranho e teve um arquivo malicioso enviado, você foi infectado.
Sim, mas: Ao que parece, as vítimas não são escolhidas à esmo. O atacante precisa conhecer o número de sua vítima para adicioná-la ao grupo. Ainda assim, é uma ação simples de ser executada.
Como se proteger: Apesar de ser um ataque que a vítima não precisa clicar para ser infectada, há como se proteger: desabilite o download automático de mídias de seu WhatsApp:
- Abra o WhatsApp no Android
- Vá em Configurações
- Acesse Armazenamento e dados
- Em Download automático de mídia, desmarque Fotos, Áudios, Vídeos e Documentos
Mais formas de se proteger: Você também pode impedir que desconhecidos te adicionem em grupos no WhatsApp, para isso:
- Em Configurações, toque em Privacidade
- Acesse Grupos
- Altere de Todos para “meus contatos”
Alternativamente, use “Meus contatos exceto…” e exclua números que você não confia totalmente.
Quer saber mais? Siga-nos nas redes sociais: Linkedin, Instagram.
Segurança nunca é demais, ainda mais nos dias de hoje.
Compartilhe o conhecimento, espalhe a segurança!
Siga nossa Newsletter e se mantenha atualizado sobre as últimas tendências em Cybersec!
Escrito por: Thaís Hudari Abib, Murilo Lopes e Cíntia Baltar
Arte: George Lopes e Anselmo Costa